A Fonte Dom Pedro é a fonte mais antiga e simbólica do Parque das Águas, possui interessante construção em estilo greco-romano sendo um dos cartões postais da cidade de Caxambu.
A captação da Fonte Dom Pedro ocorreu em meados do séc. XIX, e o pavilhão atual, de inspiração neoclássica, foi construído no início dos anos 60.
O prédio em que ela se encontra possui cúpula apoiada por pilastras grossas, não tendo paredes. Em seu interior, encontra-se uma réplica da coroa que pertenceu a Dom Pedro.
A Fonte Dom Pedro em Caxambu MG, está em uma pilastra de mármore encimada pela Coroa Imperial. A água sai de uma torneira de aço inox. O acesso à fonte se dá por escada. A fonte D. Pedro II é atualmente considerada a mais importante pelo engarrafamento de sua água. De teor radioativo e carbônico e altamente gasosa, é indicada como água de mesa por sua natureza digestiva.
Origem do nome Fonte Dom Pedro:
O nome é uma homenagem ao Imperador D. Pedro II, representado também pela réplica da coroa imperial sobre o pilar de mármore.
Características químicas da água da Fonte Dom Pedro:
Água mineral carbogasosa, bicabornatada, alcalina terrosa, fluoretada, radioativa forte.
Ação e efeitos da água da Fonte Dom Pedro:
Reforça o estímulo da digestão, esvaziando rapidamente o estômago. Indicada para as dispepsias e digestões lentas e insuficientes. Estimulante do apetite. Sua forte radioatividade purifica o sistema hepto-renal, diluindo a bile e a urina, facilitando a expulsão de resíduos da vesícula biliar e das vias urinária.