Cruzíllia

Cruzília é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais com aproximadamente 15.000 habitantes.

Cruzília Pertence ao caminho velho da Estrada Real e integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira.

Cruzília está localizada a 30 minutos do Palace Hotel

Cruzília também é conhecida por suas fazendas centenárias e considerada o berço dos cavalos da raça Mangalarga Machador, além de muito famosa por seus móveis e queijos.

cruzilia

Os Cavalos

Cruzília é conhecida como o Berço do Cavalo Mangalarga Marchador. Na Fazenda Campo Alegre, por volta de 1812, Gabriel Francisco Junqueira, o “Barão de Alfenas”, ganhou de D. João VI um garanhão da raça Alter Real e iniciou sua criação de cavalos, cruzando este garanhão com as éguas comuns de sua fazenda. Dezenas de haras estão espalhados pelo município, alguns em fazendas centenárias, carregadas de histórias e cultura. No final do mês de Agosto acontece anualmente, no Complexo Humano da Ventania, a Copa de Marcha do Sul de Minas.

Móveis

A Indústria moveleira de Cruzília é conhecida principalmente pela fabricação de móveis rústicos, e é grande geradora de empregos no município.

Queijos

A fabricação de queijos finos levou Cruzília à liderança do Ranking Nacional dos Melhores Queijos do Brasil em 20098 e novamente em 2010. No município são produzidos diversos tipos de queijo, que se dividem em sete grupos: queijos de massa filada, queijos de massa cozida, queijos de massa semi-cozida, queijos de massa crua, queijos de mofo branco, queijos de mofo azul e queijos condimentados.

A pecuária está presente em Cruzília desde sua fundação, sendo a produção leiteira uma das práticas mais tradicionais no município. O comércio de insumos agrícolas também se destaca, bem como o cultivo de milho, feijão e batata, dentre outros.

Já a silvicultura é a atividade que mais se intensificou a partir da década de 2000, principalmente quanto ao plantio de eucalipto, em muitos casos fomentado por uma grande empresa de papel e celulose instalada na região.

O comércio e a prestação de serviços, de modo geral, representam a maior fonte empregadora. Destaca-se entre eles o beneficiamento de quartzito – “pedra São Thomé”, como uma importante atividade no município.

Por fim, merece menção o Hospital Dr. Cândido Junqueira.

Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre Cruzília:

TOP