fbpx

Fonte Venâncio

Fonte Venâncio

A Fonte Venâncio foi captada em 1936. Construído em estilo “romântico”, bastante usado nos anos 40, seu quiosque é mais fechado que os quiosques das outras fontes.

Fonte Venâncio

Fonte Venâncio, localizada no Parque das Águas de Caxambu – MG

A planta da Fonte Venâncio é semicircular e a fachada frontal apresenta escadaria de acesso à entrada em arco e cobertura em quatro águas.

O guarda corpo de alvenaria que circunda o local da fonte possui elementos vazados em meias-luas. O acabamento é em reboco pintado e cerâmicas vermelhas (piso).

Origem do nome Fonte Venâncio:

Venâncio Figueiredo foi o técnico admirável das Captações. Sem nunca frequentar uma academia teve porem o dom natural da intuição e a clarividência da assimilação da boa técnica.
Dizem os nossos antepassados que o Dr. Policarpo Viotti para ele os tratados franceses e alemães sobre a engenharia das águas e logo Venâncio executava o serviço com a perfeição de um mestre.
Esse dom que lhe deu grande renome pela habilidade e critério com que se empregava ao serviço da captação das fontes hidrominerais, o tornou famoso tanto assim que levado para Lambary lá também captou as fontes daquela Estância merecendo por isso uma homenagem de todo o povo que lhe ofertou por ocasião de seu regresso, uma magnífica e expressiva placa de ouro.
Venâncio durante toda sua longa existência, foi o técnico numero um de todas as Empresas das Águas de Caxambu. O seu nome dado a uma fonte não só é uma honra ao seu indiscutível mérito como também honra o seu trabalho a Caxambu como fator preponderante do progresso.

Características químicas da água da Fonte Venâncio:

Água mineral alcalina, carbogasosa, alcalino-terrosa-bicabornatada, cálcica, magnesiana, fluoretada, radioativa.

Ação e efeitos da água da Fonte Venâncio:

Sua ação radioativa em conjunto com sua riqueza de magnésio a transformam em bom medicamento para o sistema cardiovascular e nervoso. O magnésio atual como miorelaxante neuromuscular, calmante do sistema nervoso; melhora transtornos do coração.

A radioatividade (radônio) melhora o tônus do miocárdio e vascular graças à benéfica influência sobre a fibra muscular. A radioatividade fez cessar o espasmo vascular dos hipertensos, abaixando a pressão arterial.

TOP